O que você vende?

Assistindo ao programa “Aprendiz 3” do dia 12/09/2006 onde os candidatos tiveram como tarefa gerenciar uma unidade de uma famosa pizzaria de São Paulo, eu pude refletir sobre a importância do saber exatamente o que você vende.
No caso do aprendiz, a equipe que perdeu foi desorganizada, houve desentendimento e muita má vontade entre os integrantes, enfim, houveram vários motivos, mas o que eu considerei como o principal foi o fato deles não entenderem o que uma pizzaria como aquela vende.
Aquela pizzaria, até por ser tradicional, não vende pizzas, vende o ambiente agradável para se ir com família e amigos, vende um bom atendimento com garçons treinados e simpáticos, vende o prazer de estar lá por algumas horas relaxando, conversando, curtindo suas companhias. A pizza é o produto comercializado, mas não é o que está sendo vendido.

Você pode ter uma loja de celulares e vender status, você pode ter uma loja de informática e vender inclusão digital, uma padaria e vender comodidade, uma oficina mecânica e vender confiança. Não importa o produto que você comercializa, são os valores intangíveis que agregam valor e fidelizam os clientes.
È lógico que a qualidade do que é comercializado é importante, mas o cliente será muito mais compreensível a uma falha de qualidade no produto comercializado se antes tiver comprado os valores intangíveis que sua empresa vende, e o contrario já não acontece, se ele não comprar os valores de sua empresa o produto pode ser excelente que o cliente ficará relutante em voltar.
Reflita sobre sua empresa e descubra os valores intangíveis presentes sobre a comercialização de seus produtos e foque seu esforço para vender o que realmente importa. E ai, o que você vende?

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