Seja um Networker

Ser um Networker é ser um fazedor de networking, é ser um cara que cria e mantem uma rede de relacionamentos forte. Todo profissional já deve ter ouvido o termo “Networking” e lido dezenas de artigos com dicas de como fazer um netwotking efetivo, bom eu também li e confesso que não entendi muito do que foi falado. Mas de repente me vi entrando nesse mundo e tendo que descobrir como isso funciona. Eu não sou um cara muito comunicativo, sou tímido e dessa dificuldade em fazer networking surgiu a ideia de criar minha empresa.

Por não saber como iniciar uma conversa durante o coffe-break de um evento e de entender que estava perdendo ótimas oportunidades, que poderia estar fazendo networking e que isso poderia ser frutífero para minha carreira que enxerguei uma oportunidade de ajudar outros que estivessem passando por esta mesma dor da qual eu passei, e com isso criei a networkr.com.br. E como um cara tímido pode falar sobre fazer networking?

Primeiro, quero deixar claro que não acho que eu saiba fazer networking, mas que venho aprendendo muito e esses aprendizados que quero compartilhar.

Acredito que a regra de ouro é “Seja você mesmo”, não queira criar um personagem ou ser mais simpático do que realmente é, qualquer coisa que não seja autentica não tem duração, se hoje você é de um jeito e amanha de outro, aquele contato importante que gostou de você hoje pode mudar de ideia e você se queimar com esta pessoa. Se você é um cara timido, seja timido ao fazer seu networking. Se você é daqueles que fala alto, fale alto e faça seu networking assim.

Segunda dica “Ouça mais do que fale”, sei que falar sobre seu negócio é sensacional, qualquer pessoa que esta começando um novo negócio fica extremamente empolgado com ele e quer falar disso para todos o tempo todo. Qualquer pessoa que seja realmente muito boa em determinada coisa, que seja fora da curva, também vai querer falar um monte sobre aquele assunto que tanto domina e tanto gosta. Mas a dica é essa, fale menos, fale menos de você, fale menos daquilo que você sabe e escute mais, deixe o outro falar sobre ele, deixe o outro contar como a empresa dele é tão interessante quanto a sua ou como ele também é muito bom em alguma coisa.

Mas se vai ouvir, ouça com atenção e disposição. É muito importante entender o que outro esta falando, guardar essa informação e se colocar a disposição. Muitas vezes a pessoa que você fala hoje pode não ser um contato importante para o seu atual momento profissional, mas isso pode mudar em um futuro breve, portanto, não seja arrogante e não menospreze as pessoas. Todos tem valor e gerar uma rede de relacionamento valiosa está em enxergar o valor de cada pessoa nela.

E como ultima dica, “Ajude mais do peça ajuda”, esteja disposto a ajudar as pessoas, sem pensar em recompensas financeiras, sem querer tirar algum tipo de vantagem. Ajude as pessoas de coração aberto, ajude as pessoas porque você quer ajudar. E se não quiser, sem problema, mas seja direto na negativa, fale não sem medo. Mas se falar sim, que seja um sim verdadeiro e com vontade.

Só para fechar, as três dicas que gostaria de transmitir são:

  • Seja você mesmo
  • Ouça mais do que fale
  • Ajude mais do que peça ajuda

Eu ainda tenho muito o que aprender sobre esse tema, como ser um verdadeiro Networker, acredito que seja um caminho longo e de aprendizado constante, mas eu estou evoluindo um pouco todos os dias e te convido a trilhar esse caminho também. Sejamos todos Networkers.

Deixe seu comentário: